O Bispo Auxiliar do Monterrey, Dom. Gustavo Rodríguez Vega, recordou que o Concílio Vaticano II dá aos leigos um papel importante na evangelização, mas considerou que a falta de formação lhes impede de tomar consciência disso.

Durante o 11º Encontro Diocesano de Leigos, o Prelado explicou que o objetivo é insistir na evangelização valendo-se de uma maior formação dos fiéis.

"O que acontece é que como povo em geral, chama a atenção das pessoas e lhes atraem os Sacramentos", indicou. Entretanto, explicou que o engano é acreditar que basta apenas recebê-los.

Segundo Dom. Rodríguez, não se explicou suficientemente o papel que o Concílio dá aos leigos, que, dado sua participação na vida do mundo, estão chamados a evangelizá-lo a partir do "testemunho de sua própria fé".

"Digamos que de algum modo os pastores estão à frente da Igreja, mas os membros da Igreja estão à frente da cotidianeidade, e aí é onde terá que exercer a missão como cristãos, com seu testemunho, bom exemplo", enfatizou. Assinalou que com o Papa Bento XVI os leigos têm um papel mais preponderante, mas falta que essa consciência impregne "o suficiente no mundo".

"Se 88 por cento dos cidadãos, digamos que 90 por cento são católicos, vivessem sua fé nos fatos da vida real, pois não haveria injustiças, crime. Todo o nível de coisas contrárias à vontade de Deus que vemos que acontecem diariamente", explicou.

Nesse sentido, disse que embora dentro dos grupos de leigos já há mostras de uma maior consciência, o problema é com os que estão fora dos grupos.