A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou hoje que o Conselho das Conferências Episcopais Européias (CCEE) e o Simpósio de Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM) organizaram em Roma, de 10 a 14 de novembro,  um encontro entre ambas entidades.

O evento reunirá mais de 100 bispos africanos e europeus que  discutirão o tema “Comunhão e solidariedade entre África e Europa”.

a reunião, patrocinada pela Congregação para a Evangelização dos Povos, é iniciativa do Arcebispo Laurent Monsengwo Pasinya, de Kisangani, República Democrática do Congo.

Cinqüenta bispos da CCEE e do SECAM participarão do encontro junto com representantes da Cúria Romana, delegados de diversos organismos e representantes da Igreja na Ásia, América Latina e América do Norte, segundo informa um comunicado da CCEE.

Alguns dos objetivos deste primeiro simpósio de bispos de um e outro continente são:

·        “Aprofundar a responsabilidade comum na evangelização e a pastoral dos temas sociais”.

·        “Comparar a visão da humanidade e das relações sociais na Europa e África”.

·        “Refletir sobre as  experiências de colaboração  existentes entre África e Europa”. 

·        “Individualizar novas formas de colaboração”.

·        “Aprofundar o tema da relação entre Igreja e política e, em particular, a responsabilidade comum na construção da paz e de uma sociedade mais justa”.

O documento de trabalho do simpósio está baseado nas repostas enviadas pelas diversas conferências episcopais a um documento remitido pelos organizadores do encontro.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o  SECAM nasceu durante o Concílio Vaticano II (1962-1965), seguindo o desejo dos jovens bispos africanos de “falar com uma só voz”, e começou sua atividade em 1968, após a visita de Paulo VI a Kampala (Uganda) para canonizar os mártires ugandenses. Atualmente compreende as conferências episcopais nacionais, dez conferências episcopais regionais e as assembléias das hierarquias de rito católico oriental presentes na África. Tem sua sede em Gana.