Os bispos italianos reunidos em Assembléia Plenária entregaram aos jovens sua mensagem com ocasião do 40º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II, para que eles sejam os receptores "do patrimônio do Concílio".

Na mensagem, os bispos italianos manifestaram seu desejo de renovar, com novas energias, o caminho para a comunhão com Deus e para a comunhão entre os homens, e por isso assinalaram que desejam confiar esta missão aos jovens.

Referindo-se à renovação conciliar na Itália, os bispos assinalam na mensagem que esta "incidiu que maneira profunda no rosto e na realidade de nossas Igrejas, e também nos modos e formas da presença cristã na vida do país: Embora não tenha sido possível frear os processos de secularização e infelizmente, de descristianização, a renovação conciliar ajudou indubitavelmente a compreender as raízes destes fenômenos e, sobretudo, estimulou uma resposta pastoral e cultural, em chave de missão e de evangelização".

Os bispos recordaram as quatro Constituições do Concílio. Da Dei Verbum destacaram que "o homem não está sozinho, destinado a viver na fria imensidão do universo, mas sim é chamado por uma palavra amiga a responder a uma chamada e a construir juntos um mundo digno do homem e de Deus".

Da Sacrosanctum Concilium recordaram que "o mistério de Cristo não pertence somente ao passado como acontecimento histórico, mas sim está vivo, presente e eficaz como ação de salvação de Deus. Por isso, a Igreja através dos séculos não deixa nunca de celebrar a liturgia".

Em relação à Lumen Gentium recordaram que "feita de homens com seus dotes e seus limites, a Igreja é dom de Deus, no meio do mundo, cheia do Espírito do Ressuscitado, construída como comunhão de fé e amor para estar no mundo como sinal e instrumento de unidade". E em relação a Gaudium et Spes precisaram que "a Igreja vive na história ao serviço da salvação para a glória de Deus".