O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, manifestou sua condenação à explosão de bombas caseiras em caixas automáticas do Estado do México.

"Sempre haverá grupos que tratam de desestabilizar e estes grupos eu acredito que devem ser escutados, lidos nesse contexto político de pré-eleições em um lugar onde há gente que quer fazer sentir seu peso, aonde há grupos que se sentem não escutados, querem através da violência fazer sua presença, mas esse não é o caminho que o México quer", opinou o Cardeal.

Também se referiu à chamada telefônica entre a professora Elba Esther Gordillo, o candidato Felipe Caldeirão e o subsecretário de Segurança Pública, Miguel Angel Yunes, revelada na semana passada.

"A espionagem tem sido uma prática constante aqui na República Mexicana e tomara que esse crime também diminua, eu penso que é uma prática não ética, não se pode aproveitar disso para atacar as pessoas", precisou o Arcebispo.

Sobre o chamado da Comissão Nacional de Direitos humanos para que as Igrejas não intervenham em política, o Cardeal esclareceu que o pedido se aplica à política partidarista. "Sim temos que intervir porque é nossa missão na política em sentido amplo", destacou.