O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Ricardo Blázquez Pérez, afirmou que os bispos realizam sua ação pastoral não “por reação às iniciativas do Governo”, senão porque fundamentam o seu programa “em Jesus Cristo e seu Evangelho” e o proclamam “com coragem e sem medos”.

O também Bispo de Bilbao fez estas afirmações ao inaugurar a 85º Assembléia Plenária da CEE. Esclareceu que por isso, cada “não” que se diz “deve ser entendido como o reverso de um ‘sim’ grande”.

Nesse sentido, explicou que quando os bispos se opõem a temas como o aborto, a eutanásia, as uniões do mesmo sexo; fazem-no para denunciar “o que extravia, confunde, malogra e degrada” ao homem.

Com respeito à Lei Orgânica de Educação (LOE), Dom Blázquez expressou seu desejo de que “ainda seja possível o pacto de educação” que “se solicita com insistência e com razão desde quase todos os setores da sociedade”.

Indicou que o Episcopado não só deseja “que na LOE seja reconhecida adequadamente a Religião”, mas também a educação dos jovens espanhóis “seja melhorada, já que nela se decide o presente e futuro de nossa sociedade”.

Entre os temas a tratar durante a Assembléia Plenária, está o novo plano de ação que deverá substituir ao aprovado em 2001.

Do mesmo modo, se comemorará o 40º aniversário da clausura do Concílio Vaticano II. O Prelado assinalou que este ato servirá para “tomar consciência da intenção profunda que imprimiram ao Concílio os Papas que o convocaram e presidiram”.