O carnaval na Semana Santa programado pelo prefeito de Aracati (CE), Bismarck Maia (PTB), foi cancelado. Maia anunciou que não haverá mais o evento na noite de Sexta-feira Santa e madrugada do Sábado de Aleluia. Anunciado como “Paixão no Aracati” e “a melhor Semana Santa do Estado”, o evento recebeu críticas de representantes da igreja como as paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Santo Antônio, no município cearense, o Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o bispo de Limoeiro do Norte, dom André Vital.

Dom Vital estimulou a população a se posicionar em relação ao caso e promoveu um abaixo-assinado realizado pela diocese pedindo o cancelamento do evento.

“Estamos anunciando o evento no Sábado de Aleluia e no domingo, mas reinou a dúvida de que ia acontecer carnaval em Aracati, ia acontecer carnaval na Sexta-Feira Santa. Eu já disse que isso não vai acontecer, não tem carnaval, trio elétrico, essas coisas. Mas para não ter nenhum tipo de discussão e não desunir o nosso povo, tomei uma decisão. Sábado à noite terá festa, domingo à noite terá festa, mas na madrugada de sábado não haverá. Será transferida", disse o prefeito em um vídeo divulgado por suas redes sociais.

Os shows de Bell Marques, Zé Vaqueiro e Matheus Fernandes continuam confirmados para o evento. Mas, o show de Léo Santana, que seria na madrugada de sábado foi adiado. Segundo o prefeito, deverá acontecer no dia 20 de abril, véspera do feriado de Tiradentes.

Maia afirmou que o setor de eventos é “o grande motor do desenvolvimento de Aracati” e que passou “dois anos sofrendo” por causa dasa medidas impostas de combate à pandemia de covid-19. Agora, disse que quer “retomar essa pauta de eventos para que o povo tenha oportunidade de ganhar dinheiro”.

Segundo Maia, não haverá nenhum show “perto da nossa querida igreja matriz, onde acontecerão os eventos religiosos”. Além disso, declarou a programação religiosa na cidade na Semana Santa terá apoio da prefeitura. “Estamos também fomentando e dando apoio total para a encenação da Paixão de Cristo em Quixaba”. Esta encenação na praia de Quixaba também não acontece há dois anos na cidade por causa das medidas sanitárias contra covid-19 impostas.

Confira também: