Ao concluir sua Assembléia Plenária, a Conferência Episcopal Boliviana (CEB) emitiu uma mensagem na qual pede terminar com a “guerra suja” entre os candidatos e sugeriu confrontar seus programas de governo, “escutando os desejos da população”.

“Chegou a hora em que com toda transparência apresentem suas propostas e programas de governo, as confrontem democraticamente em todos os âmbitos da sociedade, escutando os desejos da população, sobre tudo dos mais desfavorecidos”, afirmou o Presidente da CEB e Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval.

No texto, pedem “deixar de lado a guerra suja, os insultos, calúnias, meias verdades e tudo quanto denigrar a dignidade destes candidatos". Estendeu este chamado aos meios de comunicação, os quais devem fomentar uma “transparente e civilizada campanha” que não caia no “sensacionalismo”.

O Episcopado lembra que os problemas do país se devem resolver de maneira pacífica e fraterna, aspirando à reconciliação e não ao revanchismo, sem posturas radicais que não levam até o bem comum.

Sobre as eleições de 18 de dezembro, declaram que estas “são algo mais do que a emissão do voto. Significa revestir aos novos governantes de autoridade democrática”.

Finalmente, convidam a sacerdotes e leigos a “conhecer, meditar e viver a Palavra de Deus”, reafirmando sua centralidade “na vida do cristão e da Igreja”.