Ron DeSantis, governador da Flórida, EUA, repudiou a vitória na natação feminina de Lia Thomas, homem que se identifica como mulher, e disse que reconhece Emma Weyant, que ficou oficialmente em segundo lugar, como a vencedora legítima da competição.

Na sexta-feira (17) Lia Thomas, da Universidade Penn State, venceu as 500 jardas livres (pouco mais de 400 metros) na Divisão I da NCAA, liga esportiva universitária.

"Ao permitir que os homens compitam nos esportes femininos, a NCAA está destruindo oportunidades para as mulheres, zombando de seus campeonatos e perpetuando uma fraude", disse o governador em sua conta no Twitter em 22 de março.

"Na Flórida, repudiamos essas mentiras e reconhecemos Emma Weyant de Sarasota como a melhor nadadora entre as mulheres nas 500 jardas livre", disse DeSantis.

 

 

Thomas fez um tempo de 4m33s24, quase dois segundos à frente de Emma Weyant, medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio nos 400m e 1500 metros livres.

Houve protestos durante a competição. Em uma foto que foi vista no mundo todo, Weyant e as nadadoras que ficaram em terceiro e quarto, as três melhores, tirando o homem, foram fotografadas no pódio longe de Thomas.

 

"É simples: não sou um homem", disse Thomas após sua vitória. "Sou uma mulher, por isso pertenço à equipe feminina. As pessoas trans merecemos o mesmo respeito que qualquer outro atleta recebe".

Em seu tuíte, o governador DeSantis escreveu: "as mulheres lutam há décadas pela igualdade de oportunidades no esporte e é errado permitir que a ideologia corroa essas oportunidades como está acontecendo em outros Estados".

"A Flórida rejeita os esforços da NCAA para destruir os esportes de mulheres, desaprova a ideologia da NCAA sobre a biologia e fica ofendida de que a NCAA tente fazer com que outros sejam cúmplices de sua mentira”, disse DeSantis.

 

A ideologia de gênero considera que o sexo não é uma realidade biológica, mas uma construção sociocultural. É uma corrente que diferentes governos tentam impor através da educação de crianças e jovens.

Mais em

DeSantis parabenizou Weyant "por outra conquista significativa" e disse estar orgulhoso por ela ser “uma moradora da Flórida”.

Confira também: