A Cáritas Polônia tem mais de 130 pontos de distribuição de ajuda em todo o país e distribui cerca de 47 mil refeições por dia para os refugiados que continuam chegando da Ucrânia.

Na estação ferroviária de Przemyśl há um ponto para mães e filhos. Ali há um cartaz com os dizeres: “Você é importante e único para nós”.

A estação é um dos principais pontos de chegada na Polônia para os refugiaos da Ucrânia. Onde antes havia um refeitório, agora há roupas, classificadas e organizadas, e um espaço para as crianças brincarem, além da possibilidade de um lugar para dormir com segurança pelo menos um dia.

Natasha é voluntária na Polônia. Ela é da Cáritas Noruega, mas mudou-se para a cidade de Przemysl para receber os refugiados. Ela diz que nessa situação de emergência humanitária percebeu o quanto é importante "mostrar solidariedade a um nível humano, estar com eles, escutá-los, mesmo que não falemos a mesma língua, simplesmente abraçá-los e dizer: ‘Bem-vindos à Polônia, já estão a salvo’", disse ela.

A Cáritas Polônia também tem o projeto “Um Pacote para a Ucrânia”, de distribuição de pacotes de alimentos preparados especialmente para eles.

Está prevista a distribuição de um total de 200 mil pacotes com produtos essenciais e que não passem dos 64 centímetros de altura, para que possam ser facilmente transportados.

A Cáritas também prepara um projeto de longo prazo. A Cáritas-Spes e a Cáritas Ucrânia já receberam mais de 500 mil zlotys (cerca de R$ 570 mil) que ajudaram a fornecer os serviços mais urgentes do país.

Desde o início da guerra, a Cáritas diocesana local enviou cerca de 500 caminhões e veículos à Ucrânia, transportando 7,3 mil toneladas de alimentos, produtos de higiene, suprimentos médicos, geradores, produtos de limpeza, sacos de dormir e lanternas. O valor destes bens é de quase 35 milhões de zlotys (7,5 milhões de euros).

Mais informações e como colaborar neste link https://www.caritas.es/#

Confira também: