"Os católicos são um gigante adormecido que temos que fazer ouvir a verdade". Esta foi a conclusão do encontro com comunicadores católicos, sustentado pelos principais apresentadores do canal católico EWTN em espanhol, no marco das celebrações por seus dez anos de transmissão.

No encontro "EWTN: Experiências de uma televisão diferente", organizado pela Conferência Episcopal Peruana (CEP), comunicadores de diferentes meios católicos compartilharam com Pe. Alberto Cutié, apresentador do programa "Falando claramente com o Padre Alberto" e Pepe Alonso, do programa "Nossa fé ao vivo", a experiência e os desafios de trabalhar em um meio de comunicação católico.

Pepe Alonso, assinalou que os jovens "querem escutar a verdade" e "têm fome de Deus". Revelou que uma das principais audiências da EWTN está composta por jovens que se sentem identificados com a mensagem da Igreja e muitos encontraram sua vocação graças aos programas.

Em sua reflexão, os apresentadores ressaltaram a importância da criatividade dos meios católicos e que compitam com qualidade e critérios com os meios seculares. Ressaltaram também o valor agregado dos jornalistas católicos que são pessoas de esperança e confiam na Providência para conseguir recursos que permitam levar a mensagem. O que se pode constatar com a experiência da EWTN, principal canal católico do mundo que permanece no ar graças às doações que chegam mês a mês.

O Padre Cutié indicou que os comunicadores católicos têm a grande responsabilidade de anunciar a verdade da Igreja, e se o jornalista "não vive o exemplo de Cristo, vai ser muito difícil que o possa transmitir e seu público já não receberá a mensagem esperançadora do Evangelho".

Para o comunicador cada espaço de transmissão deve ser como a Eucaristia para o sacerdote, "uma ocasião única de encontro e anúncio do Senhor" porque "qualquer espaço que possamos abrir para o Senhor é um espaço importante", indicou o presbítero.

Presença da EWTN e Rádio Católica Mundial na América Latina

O Pe. Cutié destacou a presença missionária da EWTN e Rádio Católica Mundial. Atualmente, chegam a mais de 20 milhões de lares na América Latina, principalmente Argentina e Colômbia, graças a que as empresas de cabo local transmitem o sinal do canal 24 horas por dia.

Do mesmo modo, em Madri, é o único sinal católico pedido pelos usuários às empresas, e no México –onde está proibida a criação de um canal católico nacional– é o único meio com transmissão.

Os apresentadores destacaram a importância da rádio de onda curta, que permite que muitos usuários, possam escutar a mensagem católica através de pequenos rádios portáteis, como acontece em Cuba onde a rádio é o único meio de comunicação que transmite uma mensagem católica ou na Colômbia, aonde alguns seqüestrados que estão na selva, conseguiram sintonia.