Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo de Sobral (CE) e presidente do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), repudiou o carnaval fora de época promovido pela prefeitura de Aracati (CE) na Semana Santa.

Em uma nota, o bispo destaca o grande desrespeito à piedade e fé do povo cristão em uma época destinada ao recolhimento e oração. A programação do carnaval intitulado “Paixão em Aracati” está prevista para os dias 15 de abril, sexta-feira da Paixão, a 17 de abril, domingo de Páscoa com shows dos cantores Bell Marques, Leo Santana, e outros.

Assim que o evento foi anunciado, as paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Santo Antônio, de Aracati, lançaram uma nota em conjunto criticando a decisão da prefeitura. “Esperamos que o poder público municipal, ao menos, use de outros termos para suas propagandas e que garanta, por escrito, o respeito e salvaguarda de dias, horários e locais para as celebrações religiosas”, afirmaram as paróquias locais.

 

Confira a nota do Regional Leste 1 da CNBB:

 

Nota sobre o carnaval fora de época de Aracati-CE

A Semana Santa é a celebração do Mistério central da fé cristã. Nela vivenciamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A importância dessa Grande Semana não se verifica apenas na Liturgia da Igreja Católica, se revela também nas inúmeras manifestações de piedade e devoção popular, uma herança inestimável, que tanto enriquece a espiritualidade dos fiéis, encaminhado-os e motivando-os a celebrar dignamente o Mistério Pascal na Sagrada Liturgia.

A grandeza desse tempo sagrado e a intensidade com que é vivido e celebrado pelo povo cristão em todo o país, levaram diversos municípios e estados brasileiros a reconhecer, através dos órgãos competentes, às celebrações próprias desta semana como patrimônio cultural imaterial. Indo ainda mais longe, o Estado Brasileiro estabeleceu que a Sexta-Feira Santa seja feriado nacional (Lei n° 9.093, de 12 de setembro de 1995). Aliás, mesmo sendo um estado laico, o Brasil, por ser formado por uma população preponderantemente cristã, em respeito à identidade cristã do seu povo e da sua história, estabeleceu diversos feriados religiosos nacionais: Natal do Senhor (25 de dezembro), Confraternização Universal (1° de janeiro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Dia de Finados (2 de novembro), Sexta-Feira Santa e Corpus Christi.

O feriado religioso tem um sentido muito preciso: não é um dia destinado ao descanso ou aos passeios turísticos, mas ao recolhimento e à oração. No caso da Sexta-Feira Santa, é destinado à meditação sobre o sofrimento, a paixão e morte de Cristo por amor à humanidade. Neste dia, portanto, não se trabalha e não se estuda para que todas as pessoas cristãs possam celebrar e vivenciar a sua fé.

Conscientes disso, não há como a Igreja do Ceará, representada por seus Bispos, silenciar diante do Carnaval promovido pela Prefeitura Municipal de Aracati-CE em plena Semana Santa. Trata-se, no mínimo, de um grande desrespeito à piedade e à fé do povo cristão, de uma enorme desconsideração da longa e rica tradição cristã desta terra abençoada.

A presidência do Regional Nordeste 1 da CNBB une-se, portanto, a Dom André Vital, Bispo Diocesano de Limoeiro do Norte, ao clero e ao povo cristão daquela amada Diocese, no seu mais do que justificado protesto, repudiando também nós está infeliz iniciativa do poder público municipal de Aracati-CE. Semana Santa, como é sabido por todos, não é tempo de carnaval, é tempo de recolhimento, de oração e piedade!

 

Esperamos, vivamente, que os responsáveis por este carnaval fora de época revejam a decisão tomada e encontrem outra data para a realização desta festa!

 

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos

Bispo da Diocese de Sobral

 

Dom André Vital Félix da Silva

Bispo da Diocese de Limoeiro do Norte   

Mais em