O papa Francisco fez uma visita surpresa ao hospital pediátrico Bambino Gesù, em Roma, no sábado, 19 de março, para encontrar crianças ucranianas feridas que fugiram da guerra.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse que "nesse momento, há 19 crianças ucranianas no hospital e na sede de Palidoro".

"São pacientes com patologias diversas (oncologia, neurológicas e de outros tipos) que fugiram nos primeiros dias de guerra e, mais recentemente, de crianças feridas de maneira grave pelos ataques. O papa parou nos quartos e visitou todas as criançasp ", informou Bruni.

Em uma audiência concedida a dois coros infantis também na manhã do sábado, o papa informou que algumas crianças feridas na guerra na Ucrânia foram transferidas para o hospital pediátrico Bambino Gesù, e pediu orações por todas elas. "Ore por eles. Gostaria de dedicar este encontro às crianças e jovens da Ucrânia, está bem?”, disse o papa.

No dia 16 de março, antes da tradicional Audiência Geral de quarta-feira, Francisco tecebeu uma delegação de estudantes italianos a quem pediu que pensassem nas muitas crianças e jovens que sofrem com a guerra na Ucrânia.

“Agora peço que reflitam: pensemos em tantas crianças, meninos e meninas que estão na guerra, que sofrem hoje na Ucrânia. Eles são como nós, como você. Seis, sete, dez, 14 anos e você tem um futuro pela frente, uma segurança social de crescer em uma sociedade pacífica. Em vez disso, esses pequeninos, mesmo os bem pequeninos, precisam fugir das bombas. Eles estão sofrendo muito, com esse frio que está aí... Vamos pensar”, disse o papa na basílica de São Pedro, no Vaticano.

Francisco convidou todos ainda a pensarem “nessas crianças, nessas meninas, nesses meninos que hoje sofrem a 3 mil quilômetros daqui”.

Depois, o papa fez uma oração: “Senhor Jesus, peço-te pelos meninos, pelas meninas, pelos jovens que vivem sob as bombas, que veem esta guerra terrível, que sem comida, de quem eles têm que fugir saindo de casa, tudo. Senhor Jesus, olhe para essas crianças, esses jovens. Olhe para eles, proteja-os. Eles são vítimas do orgulho de nós adultos. Senhor Jesus, abençoe essas crianças e proteja-as”.

Confira também: