O papa Francisco pretende convidar todos os bispos do mundo e seus sacerdotes para a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria em 25 de março, revelou o núncio apostólico nos EUA, dom Christophe Pierre.

O anúncio foi feito através de uma carta enviada ao presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), dom José Gomez, que depois foi distribuída aos demais bispos americanos pelo padre Michael JK Fuller, secretário-geral da USCCB.

"Vossa Excelência, no contexto dos trágicos acontecimentos que se desenrolam na Ucrânia, o Santo Padre, o papa Francisco, conduzirá um ato de Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria na festa da Anunciação, no dia 25 de março”, diz a introdução da carta. “O Santo Padre pretende convidar cada bispo, ou equivalente de direito, junto com seus sacerdotes, a participar deste ato de consagração, se possível, em um horário correspondente às 17h, hora de Roma”.

“Nos próximos dias, o Santo Padre dirigirá uma carta de convite aos bispos, anexando o texto da Oração de Consagração nas diversas línguas”, acrescentou o núncio.

Pierre pediu a dom Gomez "que informe os membros da USCCB e, por meio deles, os sacerdotes das diversas dioceses e eparquias do país, sobre o convite do Santo Padre".

O núncio disse também que “as mesmas informações serão compartilhadas com as autoridades federais em Washington, D.C. e com o Corpo Diplomático desta capital”.

“Um convite é estendido aos membros do mesmo Corpo para assistir a uma missa oferecida pelo cardeal Wilton Gregory, arcebispo de Washington, na basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição às 12 horas da próxima sexta-feira, 25 de março. Grato por sua colaboração, asseguro-lhe meus melhores votos”, conclui a carta de dom Pierre.

Em 15 de março, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou sobre a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Dias antes, em 2 de março, os bispos católicos de rito latino na Ucrânia pediram ao papa Francisco que consagre publicamente este país e a Rússia a Maria, como Nossa Senhora de Fátima pediu em suas aparições em 1917.

Os bispos católicos ucranianos rezam para que esta consagração pública do papa Francisco possa acabar com a guerra que começou em 24 de fevereiro com a invasão das forças militares russas.

Confira também: