Conhecido por realizar grandiosas missas de cura e libertação, padre Vanilson Sousa Silva era até o início do ano o único exorcista na arquidiocese de Brasília. A fama de místico atraía gente de outros Estados, como Minas Gerais e Goiás, para as missas realizadas na Comunidade Rosa Mística, dirigida pelo padre em São Sebastião, a 25 km de Brasília. Em fevereiro último, porém, o padre Vanilson foi destituído do cargo de exorcista e suspenso das celebrações eucarísticas.

Sem revelar o motivo, André Ricardo de Melo, superior provincial da Congregação do Santíssimo Redentor em Goiás, à qual pertence o padre, e a o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, se reuniram sem a presença de Vanilson para tratar das funções que ele exercia na Igreja local, inclusive na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Lago Sul), onde era vigário. A notícia da destituição pegou todos de surpresa, inclusive o padre.

Insatisfeitos, fiéis fizeram um abaixo-assinado, que chegou a mais de 1,2 mil assinaturas, pedindo explicações.

O próprio padre Vanilson publicou um comunicado informal que se espalhou rapidamente pelas redes sociais:

“Venho lhes comunicar que a partir do dia 10 de fevereiro eu não tenho mais permissão de exercer meu ministério na arquidiocese de Brasília. Os senhores bispos se reuniram com o meu superior provincial e exigiram minha retirada imediata. Me senti violentamente desrespeitado porque todas as reuniões foram feitas sem a minha presença. Eu como objeto das reuniões nunca fui ouvido. Quando dom Paulo chegou fui até ele, falei do ministério de exorcista e da missão com a comunidade. Ele me recebeu muito bem e deixou marcada sua visita à associação para nos conhecer. Nunca foi. No dia 23 de setembro marquei conversa com ele, horas antes desmarcou. Protocolei na cúria um ofício solicitando nos receber. Nunca obtive retorno. Agora eu recebo a sentença.

Como tem muita coisa para encaminhar ainda permaneço em Brasília, mas sem exercer o ministério. Tem a comunidade e a associação padre Júlio Negrizzolo, que não posso deixar sem antes encaminhar essa situação. Tenho na comunidade pessoas que vieram do norte do Brasil, deixaram tudo porque acreditaram num sonho. Vamos ver se eles aceitam a continuidade da comunidade. Tem muita responsabilidade implicada em tudo isso.

Enquanto isso, estou aqui. Contudo sei que estou vivendo as pegadas do Mestre. Sou ministro da igreja, mas minha fé é em Jesus Cristo. Também sei que vivemos os fins dos tempos, e muita coisa ainda vai acontecer. Diante dessa realidade eu entendo porque os padres se suicidam. Tudo passa. Até os grandes impérios passaram. Eu mexi diretamente com o inferno, ele se levantou contra mim. E ainda veremos coisas horrorosas acontecendo. Estejamos preparados a cada dia. O ladrão está nas portas. Deus tem um propósito em tudo! Perdão se faltei com algum dos senhores. E me perdoem se em algum momento não fui sinal de Deus”.

A arquidiocese de Brasília a emitiu uma nota:

“Na gravidade de suas responsabilidades, é próprio do arcebispo discernir e orientar a condução pastoral do povo de Deus e ao provincial, superior do padre Vanilson, também orientar o que cabe à vida do referido religioso. Pedimos a todo o povo de Deus a confiança e a solicitude para com o discernimento da Igreja, expresso por suas autoridades, que no zelo pastoral querem, sobretudo, corresponder ao amor a Cristo e à Igreja, fazendo-se próximos de todos, tanto do padre Vanilson como de todo o povo de Deus.

No final de fevereiro, padre Vanilson voltou a celebrar, no fim de fevereiro as missas de cura e libertação na Associação Júlio Negrizzolo, responsável pela Comunidade Rosa Mística. Mas as funções de exorcista não foram restituídas. 

Procurada pela ACI Digital, a congregação dos redentoristas em Goiás não se pronunciou sobre o caso. Já o padre Vanilson, disse por meio da Associação Júlio Negrizzolo, que já falou o que tinha de falar e não se pronunciará mais sobre o assunto. 

Padre Vanilson, agora, se mantém responsável somente pelo cuidado pastoral da comunidade de que é diretor espiritual. A arquidiocese anunciará um novo exorcista em breve.