Ao receber a visita do Presidente israelense, Moshe Katsav, o Papa Bento XVI reiterou que a posição da Santa Sé a respeito da Terra Santa favorece a existência e a colaboração entre os dois Estados de Israel e Palestina.

Durante a visita, a primeira que realiza um presidente israelense à Santa Sé, ambos revisaram as relações entre os dois estados e a posta em prática dos acordos bilaterais de 1993 e 1997.

"Durante o encontro foram examinadas as relações entre Israel e a Santa Sé que se desenvolveram depois do início das relações diplomáticas entre as duas partes em 1994", declarou o subdiretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Ciro Benedettini.

Do mesmo modo, o vice-porta-voz vaticano informou que no encontro particular de 25 minutos "se dedicou uma especial atenção à posta em prática dos dois Acordos assinados até agora entre Israel e a Santa Sé: O "Fundamental Agreement" de 1993 e o "Legal Personality Agreement" de 1997.

"No concerne à situação atual na Terra Santa, foi novamente exposto ao Presidente a posição da Santa Sé favorável à existência e à colaboração entre os dois Estados, Israel e Palestina", acrescentou o sacerdote sobre a conversa mantida na biblioteca particular do Papa no Palácio Apostólico.

No comunicado, explicou-se que foi dedicada uma parte importante da conversa às possibilidades de uma colaboração mais intensa no campo humanitário, especialmente na África, bem como no âmbito cultural".

Depois da audiência, Katsav deu a conhecer tinha renovado ao Santo Padre o convite para que visite Israel. "O Pontífice acolheu positivamente o convite e espero que tenha em mente uma data. Eu desejo que seja no próximo ano", precisou o presidente israelense. Se a viagem se realizar, será a terceira visita de um Pontífice à Terra Santa, depois de Paulo VI em 1964 e João Paulo II no ano 2000, com motivo do Ano Santo Jubilar.

O mandatário israelense disse que a visita desta manhã esteve "profundamente influenciada" pelo espírito do João Paulo II, "uma das personalidades mais importantes do século XX por sua contribuição a toda a humanidade".

O mandatário assegurou que o povo israelense "aprecia os esforços" realizados pelo falecido Pontífice para elevar a moral e a irmandade da humanidade.

Presentes

Katsav deu de presente ao Santo Padre um fragmento de um papiro escrito em hebraico, dois quadros com fotografias dos mosaicos descobertos recentemente em Megiddo (a bíblica Armageddon) e três livros, dois em alemão e um em inglês, sobre a história do cristianismo no Israel.

Por sua vez, o Papa lhe obsequiou as medalhas da Sé Vacante – cunhadas durante os dias em que não houve Papa, depois da morte do João Paulo II e sua eleição– e uma cópia assinada da declaração Nostra Aetate do Concílio Vaticano II. Do mesmo modo, entregou-lhe uma reprodução de um escrito autografado de João Paulo II, com o discurso que pronunciou em ocasião de sua visita a Auschwitz.