O arcebispo-mor da Igreja Greco-católica Ucraniana, Sviatoslav Shvchuk, disse que já são mais de cem as crianças mortas no conflito da Ucrânia. “As mãos dos que começaram esta guerra são responsáveis pelo sangue dessas crianças inocentes”, disse o arcebispo em mensagem publicada ontem (16).

Desde que começou a invasão russa, Shevchuk publica um vídeo diário em que dá as notícias da guerra e pede orações pela paz.

Na mensagem de ontem, o arcebispo disse que “a cada segundo que passa, uma criança ucraniana se converte em refugiada.

“Queremos lutar por seu futuro. Queremos defender a paz e um céu pacífico para eles”, disse o arcebispo.

Na mensagem publicada anteontem (15), Shevchuk comentou a decisão do papa Francisco de consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração da Virgem Maria no dia 25 de março.

Para o arcebispo “trata-se de um ato espiritual esperado há tempos pelo povo ucraniano. Os católicos ucranianos, desde o início da agressão russa em 2014, pedem esse ato como uma necessidade urgente para evitar o agravamento da guerra e os perigos procedentes da Rússia”.

O arcebispo disse que, em seus encontros com o papa transmitiu a ele “esse desejo dos fiéis”.

“Estamos agradecidos ao Santo Padre por ter aceitado, em primeiro lugar, o pedido da Virgem, manifestado durante a aparição de 13 de julho de 1917 em Fátima, e de seus filhos”.

Poucos meses depois do pedido da Virgem, em outubro de 1917, a Revolução Russa instaurou o regime comunista que só seria derrubado em 1991, com o fim da União Soviética.

Na mensagem de ontem, o arcebispo ucraniano disse: “estamos entrando na terceira semana desta grande tragédia para nosso povo”.

“Realmente se está fazendo sentir em nossa gente, em nossas tropas, que a Ucrânia está começando a triunfar”.

“O Exército ucraniano não só deteve o inimigo, mas agora está começando a contratacar. Já estamos começando a liberar nossas cidades e povoados, estamos começando a liberar nossa terra ucraniana”, disse Shevchuk.

A Rússia está, “sem sentido, destruindo nossas cidades e povoados, bombardeando tudo o que pode ser destruído”.

“Esta noite, de novo, nossa Kiev ucraniana foi atacada por mísseis russos. De novo, uma vez mais, Kharkiv está em chamas, Chernihiv está em chamas, até a pacífica Odessa foi atingida por mísseis. A ucraniana Mariupol está sofrendo”, lamentou. “Mas a Ucrânia continua lutando! A Ucrânia acredita em sua vitória!”

Confira também: