O papa Francisco presidirá a iniciativa quaresmal “24 horas para o Senhor” na sexta-feira, 25 de março, na basílica de São Pedro, no Vaticano, dia em que também consagrará a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Segundo o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o papa presidirá às 17h (hora de Roma) a abertura da celebração penitencial, na qual, em anos anteriores, o papa confessou alguns fiéis e recebeu ele também o sacramento da reconciliação.

O tema desta iniciativa de oração e reflexão de 2022 baseia-se numa frase de são Paulo na carta aos Colossenses: "Nele temos o perdão" (Col 1, 13-14).

Está previsto que o papa Francisco consagre a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria durante esta celebração penitencial, mas a Santa Sé ainda não informou mais detalhes sobre isso.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização pôs à disposição um subsídio para preparar e viver as "24 horas para o Senhor" em cada igreja local.

A proposta da iniciativa é viver “24 horas para o Senhor” a partir da tarde de sexta-feira, 25 de março, e durante todo o sábado, 26 de março.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização aconselha cada Igreja local a organizar a abertura extraordinária de uma igreja na noite de sexta-feira, 25 de março, e a oferecer "a possibilidade de acesso às confissões, de preferência num contexto de Adoração Eucarística animada”.

“O evento poderia começar na sexta-feira à noite com uma Liturgia da Palavra para preparar os fiéis para a confissão e concluir com a celebração da Santa Missa festiva no sábado à tarde”, escreve o documento vaticano disponível em espanhol, italiano e inglês.

Na primeira parte deste subsídio há “algumas reflexões que nos ajudam a refletir sobre a razão de ser do sacramento da reconciliação” para “viver conscientemente o encontro com o sacerdote no momento da confissão individual”.

A segunda parte do texto contém material que pode ser útil “durante o tempo em que a Igreja permaneça aberta, para que aqueles que se confessam possam ser ajudados na oração e na meditação através de um caminho baseado na Palavra de Deus”.

Confira também: