A ex-secretária de santa madre Teresa de Calcutá, irmã Joseph Michael, de 68 anos, foi escolhida como a nova superiora das Missionárias da Caridade. Ela será a terceira religiosa a liderar a ordem desde a morte da fundadora em 1997.

A religiosa indiana substituirá a irmã Prema, alemã, que liderou as Missionárias da Caridade por dois mandatos iniciados em 2009. Irmã Prema renunciou ao cargo de superiora-geral devido a problemas de saúde.

Segundo AsiaNews, agência católica de notícias da Ásia, a irmã Joseph é a primeira freira indiana a ocupar o cargo de superiora-geral.

A eleição foi no fim de semana durante uma reunião do capítulo-geral na casa mãe da congregação. Participaram representantes de todas as comunidades da ordem em 110 países.

Sunita Kumar, porta-voz das Missionárias da Caridade em Calcutá, disse à Agência de notícias France Presse em 14 de março que a irmã Joseph Michael "está na organização há muito tempo e foi secretária de madre Teresa por anos".

A irmã Joseph Michael nasceu em Thissur, estado de Kerala. Ingressou nas Missionárias da Caridade aos 20 anos e foi uma das colaboradoras mais próximas da madre Teresa, relata Asia News.

Ela também exerceu seu ministério nas Filipinas, Polônia e Papua Nova Guiné. Atualmente morava no Shishu Bhavan de Ernakulam (casa de acolhida para crianças), onde era superiora das Missionárias da Caridade de Kerala.  Anteriormente, até 15 meses atrás, ela foi assistente-geral ao lado da irmã Pressione.

Da cidade indiana de Ernakulam, a irmã John Mariette falou a AsiaNews sobre a nomeação: "Tenho certeza de que Deus usará todos os seus talentos e qualidades para trazer o bem à sociedade de acordo com seus planos".

Confira também: