Em uma mensagem dirigida aos participantes da sessão pública anual das Academias Pontifícias, o Papa Bento XVI assegurou que Jesus Cristo, homem perfeito e medida do humanismo verdadeiro, liberta o homem de graves problemas como o subjetivismo, o individualismo e o relativismo da cultura atual.

Depois de ressaltar a centralidade do tema da presente edição da sessão "Cristo, Filho de Deus, homem perfeito, 'medida do humanismo verdadeiro'" na reflexão teológica na experiência de fé dos cristãos, o Papa assinalou que "a cultura atual, profundamente marcada por um subjetivismo que desemboca não poucas vezes num ultra-individualismo ou no relativismo, leva os seres humanos a considerar-se única medida de si mesmos, perdendo de vista outros objetivos que não sejam os que se centram no próprio eu, convertido no único critério de valorização tanto da realidade como das decisões próprias".

"Desse modo, o ser humano tende a fechar-se sobre si mesmo, a encerrar-se em um microcosmos existencial sem ar, onde não há capacidade para os grandes ideais, abertos à trascendência, a Deus. Ao contrário, o ser humano que supera sua individualidade e não se fecha no estreito recinto de seu egoísmo, é capaz de olhar com autenticidade aos outros e à criação", acrescentou o Santo Padre.

"Algumas tendências ou correntes culturais pretendem que os seres humanos permaneçam em um estado de minoria de idade, de infância ou adolescência prolongada. A Palavra de Deus, ao contrário, empurra-nos decididamente para a maturidade e nos convida a nos comprometer com todas nossas forças com um conceito elevado de humanidade", indicou.

O Papa acrescentou que "Jesus Cristo, Filho de Deus, entregue pelo Pai à humanidade para restaurar sua imagem desfigurada pelo pecado é, portanto, o homem perfeito, a medida do humanismo verdadeiro. Todo ser humano deve confrontar-se com Ele e, com a ajuda da graça, a Ele deve tender com todo o coração, com toda a mente e com todas suas forças para realizar plenamente sua existência".

Na décima sessão celebrada em terça-feira passada, 15 de novembro, na Sala Nova do Sínodo no Vaticano, a tarefa de preparar o tema central da mesma, "Cristo, Filho de Deus, homem perfeito, "medida do humanismo verdadeiro", esteve a cargo da Pontifícia Academia de Santo Tomás de Aquino e a Pontifícia Academia de Teologia.