O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom. Fabriciano Sigampa, até agora de Bispo de La Rioja, como novo Arcebispo de Resistência, na Argentina.

Dom Sigampa, de 69 anos de idade, sucederá Dom. Carmelo Juan Giaquinta, que apresentou sua renúncia por ter alcançado o limite de idade estabelecido na norma canônica.

O novo Arcebispo nasceu em 15 de setembro de 1936 na cidade da Vichigasta, departamento de Chilecito, província de La Rioja.

Ingressou no Seminário Maior "Nossa Senhora do Loreto" do Córdoba em 1963 e em 1965 continuou os estudos eclesiásticos no Seminário Maior Nossa Senhora das Mercedes e São José, de Tucumán, para retornar, em 1966, ao Seminário do Córdoba, no qual terminou seus estudos em primeiro de dezembro de 1970.

Em 12 de dezembro de 1970 recebe a ordenação sacerdotal no Chilecito. Em 1985, o Papa João Paulo II o designou Bispo de Reconquista, na província de Santa Fé, e em 1992 o transferiu para La Rioja.

Na recente assembléia da Conferência Episcopal Argentina foi reeleito delegado para a Pastoral dos Santuários, e eleito membro da comissão episcopal para a Pastoral da Saúde.

A arquidiocese de Resistência foi criada em 3 de junho de 1939 por Pio XII e compreendia todo o território das províncias de Chaco e Formosa. Em abril de 1984 João Paulo II a elevou a sede arcebispal.

Atualmente compreende, na província de Chaco os departamentos de Bermelho, General Donovan, Liberdade, Libertador General San Martín, Presidencia de la Plaza, Primero de Mayo, San Fernando, Sargento Cabral e Tapenagá, com uma superfície de 28 mil e 250 quilômetros quadrados e uma população de 510 mil habitantes dos quais se estima que 85 por cento se confessa católicos.