A sala de imprensa da Santa Sé publicou o logotipo e o lema da viagem do papa Francisco à República Democrática do Congo, prevista para 2 a 5 de julho de 2022.

"Todos reconciliados em Jesus Cristo", é o lema. O logotipo representa o papa Francisco que abençoa e que está rodeado de vários elementos. O comitê organizador local explicou que o logotipo representa o mapa da República Democrática do Congo, cujos contornos são feitos nas cores da bandeira nacional. Dentro dele há uma montanha, a água, a árvore e o okapi (Okapia johnstoni), um mamífero do Congo aparentado com a girafa.

O amarelo simboliza a riqueza do país, a fauna e a flora. O vermelho, o sangue derramado pelos mártires. O azul expressa o desejo de paz no país.

À esquerda está uma cruz azul que traduz a devoção do povo congolês à Virgem Maria, “a Nossa Senhora do Congo que carrega e sustenta as orações de toda a nação ao Cristo Redentor”.

As três pessoas representadas simbolizam a fraternidade: homens e mulheres, adultos e crianças.

Por fim, a palmeira, que expressa vitória, renascimento e imortalidade. Indica o conceito de martírio enraizado na história da República Democrática do Congo.

Confira também: