O Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, apresentou seu livro "Alegre na Graça de Deus, Santa Isabel da Turingia", no qual recorda a vida e obra da Santa Isabel da Hungria.

Santa Isabel, filha do rei húngaro Andrés II, viveu de 1207 a 1231, e depois de quatro anos de falecida, foi canonizada por seu testemunho de caridade e compromisso com os mais necessitados. É recordada como a Santa protetora da Caridade.

Durante o evento, o Cardeal Meisner assinalou que "Isabel foi uma Santa de carne e osso. Levou a presença de Cristo aos afligidos e necessitados de seu tempo. Santos como Isabel conferem à Igreja um irresistível encanto".

O Cardeal assinalou que sua obra significou um muito moderno programa social para a época e recorda que o compromisso com o próximo deve ser para o cristão tão importante como a oração e a assistência à igreja.

O Arcebispo de Colônia explicou que sua especial relação com a Santa se remonta à época em que "logo depois de fugir da Silesia, minha família chegou a Turingia, aonde Isabel é muito venerada, tanto como na Hungria, por isso pode ser considerada uma Santa européia. Seu testemunho nos lembra que algumas pessoas necessitam mais de uma rosa que de um pedaço de pão. É preciso saber também alegrar ao próximo além de saciar sua fome".