Acusado de abusar sexualmente de coroinhas, o padre Pedro Leandro Ricardo, foi demitido do estado clerical pelo papa Francisco. A decisão foi divulgada em comunicado pela diocese de Limeira (SP), na sexta-feira, 11 de março.

"A partir da data de hoje, após a devida notificação, o senhor Pedro Leandro Ricardo não poderá mais exercer, válida e licitamente, o ministério sacerdotal", informa a nota oficial enviada pela Diocese de Limeira. Ainda segundo o texto, assinado pelo bispo José Roberto Fortes Palau, a decisão foi tomada “para o bem da Igreja” após procedimento canônico próprio.

O sacerdote é acusado de atentado violento ao pudor contra, ao menos, quatro ex-coroinhas. Os crimes teriam acontecido entre 2002 e 2003 em nas cidades de Araras, Limeira e Americana, todas no Estado de São Paulo.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público em dezembro de 2019. Segundo o MP, Pedro usou de sua "ascendência sobre as vítimas, em diversas oportunidades, mediante violência e grave ameaça, para praticar atos libidinosos contra a dignidade sexual".

A Justiça de Araras acatou as denúncias do MP em 2020. Todos os processos ainda estão em andamento.

Questionado sobre o tipo de perseguição que estaria sofrendo, ele informou que vai expor melhor no momento exato e disse que ficou “totalmente surpreso” com o comunicado da demissão. "Este segundo processo estava na fase de investigação prévia. Recebi de maneira assustada e surpreendente esse decreto hoje e já estamos entrando com recurso, porque já tenho decreto de absolvição em mãos".

Confira também: