O secretário de estado da Santa Sé, Pietro cardeal Parolin, condenou o ataque russo a uma maternidade e hospital infantil em Mariupol que os ucranianos dizem ter sido feito pelas forças armadas russas. Três pessoas morreram.

Numa conferência em Roma, o cardeal disse saber que o espaço para negociações entre Rússia e Ucrânia era limitado, mas que tinha esperança de que a Ucrânia e a Rússia pudessem chegar a um acordo.

Parolin reiterou a disponibilidade da Santa Sé para mediar e pôr fim ao conflito iniciado em 24 de fevereiro.

Em 8 de março, o cardeal conversou por telefone com o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, a quem transmitiu o desejo do papa Francisco de pôr fim à guerra.

No entanto, o cardeal lamentou em declarações recentes que essa conversa não ofereceu nenhuma garantia em relação aos corredores humanitários.

Segundo os meios internacionais, Mariupol é uma das cidades no sudeste da Ucrânia que está sofrendo o ataque mais severo da Rússia, onde muitos cidadãos ficaram presos com quase nenhuma água ou comida.

As autoridades ucranianas abriram nesta quinta-feira (10) vários corredores humanitários em diferentes cidades do país para poder retirada da população civil.

Confira também: