O Bispo da Almeria, Dom. Adolfo González, lembrou ao secretário provincial do PSOE, Martín Soler, que os recursos públicos não são patrimônio dos governos de turno, mas dinheiro que "sai também do bolso de todos os fiéis".

O Prelado solicitou a Soler retificar e reconsiderar suas declarações nas quais pediu anular as ajudas públicas que o Estado deve prestar à Igreja, em caso contrário, perguntou se também terei que fazer o mesmo com os partidos políticos. "por que temos que financiar entre todos se os recursos públicos deste país são de todos", questionou.

Por sua vez, o Arcebispo de Zaragoza, Dom. Manuel Ureña, lembrou à Vice-presidenta Maria Teresa Fernández de la Vega, que graças ao trabalho educativo e caridoso que realiza a Igreja através de suas diversas instituições, o Estado economiza mais de 36 bilhões de euros ao ano.

"A Igreja economiza seis trilhões de pesetas anuais em serviços de instrução pública, beneficentes, de hospitais, de ensino, através de organizações como Cáritas", afirmou.