No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, cartazes pró-aborto foram colocados nas estátuas do pórtico dos Reis,  Natal (RN). Fotos foram compartilhadas nas redes sociais pelo Coletivo Autônomo Potiguar - Assum Preto. “Queremos a despenalização total do aborto, a nossa escolha não pode ser criminalizada”, disse o coletivo em sua publicação.

O Coletivo Autônomo Potiguar - Assum Preto se autodenomina uma coletivo “libertário e antifascista”, formado por moradores de Natal e cidades da região metropolitana.

O pórtico dos Reis Magos é um monumento que fica às margens da BR-101, na entrada de Natal. Os santos Reis Magos são co-padroeiros de Natal. A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Apresentação.

Os cartazes colocados no monumento traziam frases como “aborto legal, seguro, gratuito”, “precisamos falar sobre aborto” e “aborto ilegal = feminicídio de Estado”. Também foram colocados nos reis magos o lenço verde, que se difundiu como um símbolo pró-aborto depois da aprovação da Lei do Aborto na Argentina em 2020.

“A criminalização do aborto no Brasil tem a ver com uma ‘questão de classe social e com a imposição moral patriarcal e racista de grupos religiosos, políticos e conservadores que nada têm a ver com a defesa da vida, mas sim com manter submissas as mulheres, seus corpos e sua sexualidade’”, afirmou o coletivo em suas redes sociais, citando Sonia Coelho, militante da Marcha Mundial das Mulheres.

Confira também: