O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, destacou a importância da beatificação –prevista para este domingo– de treze mártires mexicanos, dez dos quais são leigos, porque "a santidade de hoje na Igreja deve ser, sobretudo, uma santidade laical".

Em declarações à Organização Editorial Mexicana, o Cardeal assinalou que "a santidade não é um luxo de poucos, nem um privilégio de alguns, mas sim é um dever de todos os batizados".

Com respeito ao martírio, o Cardeal Saraiva explicou que "a Igreja não é somente anunciar o Evangelho, mas também é a Igreja dos mártires".

"Em seus mais de dois mil anos de história, a Igreja nunca abandonou a túnica vermelha do martírio. A Igreja é missionária e mártir e se não fosse assim, não seria a verdadeira Igreja de Cristo", precisou.

Nesse sentido, explicou que o cristão deve estar preparado para anunciar o Evangelho "não só com a palavra, mas também inclusive com a vida". Acrescentou que os mártires do século passado e deste nos recordam que "devemos viver nossa fé com profunda convicção, com coragem", em todos os aspectos.

"Este é a coragem cristã e hoje nós necessitamos desta coragem, porque no mundo os valores fundamentais, humanos e cristãos estão desaparecendo, devido à falta dessa coragem dos mártires", particularizou.

Sobre a cerimônia do domingo, a realizar-se em Guadalajara, o Cardeal Saraiva Martins destacou que uns dos mártires a ser beatificados seja um adolescente de quatorze anos. "O fato de que seja beatificado um menino, um adolescente, é algo muito importante para a infância e a juventude do mundo atual", indicou.

Finalmente, chamou o povo mexicano a permanecer "sempre fiel a sua história tão rica (...), a todos os valores que constituem sua identidade". "A história do povo mexicano é uma história grande que pode ensinar muito a outros povos e estou ceryo de que continuará sendo fiel a sua tradição e a dar um exemplo à humanidade inteira", concluiu.