Graças à implementação de uma plataforma virtual, a Fundação Universitária San Pablo–CEU, transmitirá ao vivo através do endereço www.ceu.es/congreso , o Congresso Católicos e Vida Pública, que se realizará nesta cidade a partir de sexta-feira, 18 de novembro, até o domingo, dia 20.

Neste ano, o congresso é celebrado com o lema "Chamados à liberdade" e aprofundará sobre a relação da liberdade com a verdade, com a educação e com a democracia.

Conforme informou a coordenadora do Congresso, Carla Diez de Rivera, está previsto que se conectem umas quatro mil pessoas interessadas na temática, que além disso poderão interagir através de perguntas com os apresentadores.

A Associação Católica de Propagandistas (ACdP), promotora do caderno de bitácora, explicou que o congresso conta também com o recurso de weblog http://catolicosyvidapublica.blosgspot.com onde "cada internauta pode compartilhar com os outros suas afeições, reflexões ou inquietações".

Entre os que acompanharão virtualmente o congresso, confirmou-se a participação das religiosas Clarissas de vida comtemplativa que residem em um convento na Espanha e que integrarão a mesa redonda "As escravidões de hoje" mostrando sua forma de vida em uma transmissão de imagens e som.

Programação do Congresso

O Congresso Católicos e Vida Pública, contará com a presença do Núncio Apostólico na Espanha, Dom. Manuel Monteiro de Castro; o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela; o Bispo de Bilbao e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom. Ricardo Blázquez; o Prêmio Nobel da Paz, Lech Walesa, e o Vice-presidente do Parlamento Europeu, Mario Mauro.

O evento contará com cinco blocos: Chamados à liberdade, O arraigo social da liberdade, A luta pela liberdade em nosso tempo, Caminhos e riscos para a liberdade no mundo de hoje e Liberdade religiosa e laicismo. Será analisado o tema da família como escola de liberdade, na luta pela liberdade na atualidade, a liberdade de consciência no espaço público e as relações Igreja-estado e a dimensão pública da fé.