Dom José Altevir da Silva foi nomeado hoje bispo da prelazia de Tefé (AM), que estava vacante desde a transferência de dom Fernando Barbosa dos Santos para a diocese de Palmares (PE), em junho de 2021. Até então, dom Altevir era bispo de Cametá (PA).

O novo bispo de Tefé é natural de Guarajá (AM) e foi um dos brasileiros que participou da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, em outubro de 2019.

Dom José Altevir da Silva nasceu em 30 de novembro de 1962 e iniciou a caminha com os missionários da Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Imaculado Coração de Maria em 1980. Foi o primeiro seminarista em Cruzeiro do Sul (AC), onde não havia seminário.

Iniciou seus estudos filosóficos em Manaus (AM) e concluiu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte (MG). O noviciado foi realizado em Ceilândia (DF), em 1986. Estudou Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp), em São Paulo (SP). Em 18 de novembro de 1989, emitiu seus votos perpétuos na Congregação do Espírito Santo e foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1992.

Em sua trajetória sacerdotal, atuou no serviço pastoral em Belo Horizonte e Vilhena, entre 1993 e 2002; foi formador dos estudantes de Filosofia e Teologia na Comunidade Padre Laval, em São Paulo, de 2002 a 2008; secretário executivo da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 2008 e 2012; e superior provincial da Província da Congregação do Espírito Santo no Brasil com sede em São Paulo, entre 2012 e 2017.

Em 27 de setembro de 2017, foi nomeado bispo de Cametá. Sua ordenação episcopal foi em 16 de dezembro do mesmo ano. Atualmente, é membro da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Confira também: