O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, conversou ontem (8) com o ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergei Lavrov, a quem transmitiu o desejo do papa Francisco de acabar com a guerra na Ucrânia.

Durante a conversa telefônica, o cardeal destacou o pedido de paz do papa Francisco e confirmou a disponibilidade da Santa Sé para qualquer tipo de mediação entre a Ucrânia e a Rússia.

Segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, "o cardeal transmitiu a profunda preocupação do papa Francisco com a guerra em curso na Ucrânia e reafirmou o que o papa disse no último domingo no Ângelus".

"Em particular, ele reiterou o apelo para que cessem os ataques armados, para que sejam assegurados corredores humanitários para os civis e para os socorredores, e que a violência das armas seja substituída pela negociação", disse Bruni.

"Foi dada ênfase especial às questões humanitárias relacionadas com o conflito, incluindo medidas para proteger os civis, a organização e implementação de corredores humanitários, assistência aos refugiados", disse ele.

No final do telefonema, o cardeal Parolin reafirmou a vontade da Santa Sé de "fazer todo o possível para se colocar a serviço desta paz".

A Santa Sé disse que "as partes expressaram a esperança de que a próxima rodada de conversações entre Moscou e Kiev ocorra em breve e que se chegue a um acordo sobre questões-chave”.

Como informou o Vatican News, a comitiva de Lavrov disse que durante o telefonema, o ministro russo informou ao secretário de Estado da Santa Sé “sobre as motivações russas em relação às causas e objetivos da operação militar especial feita na Ucrânia”.

A Rússia usa o termo "operação militar" e não “guerra” para o que está ocorrendo na Ucrânia.

Confira também: