De 21 a 25 de novembro se realizará a 90º Assembléia Plenária dos bispos chilenos em Punta del Tralca. Um dos temas principais a tratar será a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (CELAM) a realizar-se no Brasil.

"As grandes linhas da Constituição Pastoral Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II, sua projeção social e a memória de sua recepção no Chile, serão o marco no qual os Bispos tratarão um dos principais temas desta Assembléia: A participação chilena no processo preparatório da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, que se realizará em 2007, em Aparecida, Brasil", indica a nota de imprensa dos prelados chilenos.

Entre os temas a tratar nesta reunião figuram o documento de participação proposto pelo CELAM, a metodologia que se aplicará no Chile para unir-se a este processo de reflexão e oferecer as contribuições nacionais, as propostas para impulsionar o trabalho ecumênico na Igreja no Chile; bem como a realidade nacional e eclesiástica chilena.

"Do mesmo modo, terão encontros com os responsáveis pelas diferentes áreas pastorais nas quais o Episcopado organiza sua ação evangelizadora, e abordarão assuntos administrativos e outros de caráter interno", conclui a nota.