Por volta de 50 sacerdotes e 150 leigos provenientes de 10 países se reuniram hoje no Santuário de Maria Rosa Mística em Gostyn –a oeste da Polônia– para iniciar o III Encontro Mundial de Membros do Oratório São Felipe Neri, fundado pelo santo no século  XVI.

Na inauguração do encontro –que irá até o sábado 17– estiveram presentes o procurador geral do Oratório, Padre Eduardo Cerrato; e o visitador Apostólico, Padre Antonio Rios Chavez. Foi também celebrada uma Missa com a presença do Bispo de Poztdam, Dom Zckistaw Fortuniak, que abençoou o encontro e alentou a todos os partipantes  a viver intensamente o carisma fundacional.

O evento reúne participantes da Polônia, Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Áustria, Estados Unidos, França, México, Brasil e Argentina; e inclui diversas atividades durante a semana como palestras e exposições, mostras culturais e artísticas, assim como uma visita ao Santuário de Czestochowa ao norte do país.

O Oratório de São Felipe Neri foi fundado pelo santo no século XVI, pela necessidade de que os sacerdotes vivam em comunidade o carisma do amor, a humildade e a alegria, sinal distintivo da congregação. Além disso, São Felipe quis que os leigos pudessem participar desde sua vocação laical do mesmo espírito.

O primeiro encontro se realizou em Sevilha (Espanha) em 1992, e o segundo no México em 1998.