Ao finalizar a audiência desta quarta-feira na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI agradeceu aos delegados do Movimento para a Vida da Itália, sua defesa da dignidade das pessoas e sublinhou que com a ação a favor da vida, as mulheres e as famílias, se escrevem “páginas de esperança para o futuro da humanidade”.

O Santo Padre agradeceu ao Movimento pelos "trinta anos de valente atividade para promover e defender o direito à vida e a dignidade de todas as pessoas humanas desde sua concepção até sua morte natural”.

“Comprometendo-se na prevenção do aborto voluntário, com uma atenta ação de apoio às mulheres e às famílias colaboram na escritura de páginas de esperança para o futuro da humanidade, proclamando concretamente o ‘Evangelho da Vida’", afirmou o Papa diante de 22 mil peregrinos.

As palavras do Papa ressoam no meio do debate na Itália sobre a experimentação do fármaco abortivo RU-486 nos hospitais. Hoje, a Conferência Episcopal Italiana reunida em sua 55º Assembléia Geral disse que "embora seja só uma pílula e não se trate de uma intervenção cirúrgica, é sempre a supressão de uma vida humana inocente".

Na Itália, o Ministro de Saúde, Francesco Storace, propôs a introdução de voluntários do Movimento para a Vida nos consultórios familiares para convencer às mulheres de não abortar.