Com a invasão da Ucrânia pela rússia, o arcebispo de Poznan e presidente da Conferência Episcopal Polonesa, dom Stanisław Gądecki, condenou "firmemente a ação da Rússia e de Vladimir Putin como um ato de barbárie inaceitável e vergonhoso, direto contra a soberania e independência de um Estado independente".

Dom Gądecki manifestou solidariedade a todos os ucranianos e ofereceu suas orações e sua disponibilidade para ajudar.

Gądecki pediu que “a Quarta-feira de Cinzas seja celebrada na Igreja na Polônia como um dia de jejum e oração pela paz e solidariedade com os ucranianos para que o Senhor os conforte em no coração nesta trágica situação”.

"Queremos ir ao encontro de nossos irmãos também com ajuda material", disse dom Gądecki. Ele fez um apelo para que, tanto no próximo domingo como na Quarta-feira de Cinzas, "no final de cada missa se organize uma coleta de fundos, que através da Cáritas Polônia, serão usados ​​para ajudar os refugiados da guerra na Ucrânia”.

“A ajuda da Igreja católica na Polônia será distribuída sucessiva e sistematicamente por meio de nossas instituições caritativas, paroquiais, diocesanas e nacionais, entre as quais a Equipe para a Ajuda à Igreja Oriental da Conferência Episcopal Polonesa”, disse.

Gądecki pediu também a "todos os crentes e pessoas de boa vontade que estejam abertos para aqueles que precisam de abrigo".

"Confio o destino da Ucrânia e da Polônia à Rainha da Paz, garanto a todos minha proximidade espiritual e minhas orações", disse ele.

Confira também: