O segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mário Antônio da Silva, foi nomeado hoje arcebispo de Cuiabá (MT). Até então ele era bispo da diocese de Roraima (RR). Dom Mário sucede na função dom Milton Antônio dos Santos, que teve seu pedido de renúncia por idade aceito pelo papa Francisco.

Dom Mário da Silva foi eleito segundo vice-presidente da CNBB na 57ª Assembleia Geral da conferência episcopal para o quadriênio 2019-2023. Na época, em entrevista a Vatican News, serviço de informações da Santa Sé, contou que “a intenção (na eleição) era que um bispo da Amazônia fizesse parte da presidência da CNBB, que representasse a Igreja da Amazônia no contexto nacional”, tendo em vista o sínodo da Amazônia que aconteceu em outubro de 2019.

O então bispo de Roraima participou do Sínodo da Amazônia e foi um dos membros da comissão de elaboração do documento final.

Natural de Itararé (SP), dom Mário Ântonio da Silva nasceu em 17 de outubro de 1966. Estudou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Divino Mestre, na diocese de Jacarezinho (PR). Possui mestrado em teologia moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália.

Foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1991 e incardinado na diocese de Jacarezinho, onde atuou como reitor do Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, coordenador da vocação pastoral; professor de teologia moral e diretor espiritual do Seminário Maior Divino Mestre; vigário paroquial, pároco e chanceler.

Em 9 junho de 2010, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus (AM). Foi ordenado bispo em 20 de agosto do mesmo ano e adotou o lema episcopal “Testemunhar e servir”. Em 2015, foi eleito presidente do regional Norte 1 da CNBB, que engloba as dioceses de Roraima e do norte do Amazonas. Também foi bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Em 22 de junho de 2016, foi nomeado bispo de Roraima, tendo tomado posse em setembro do mesmo ano. Atualmente, dom Mário da Silva também preside a Cáritas Brasileira.

O agora arcebispo emérito de Cuiabá, dom Milton Antônio dos Santos, afirmou que recebeu “com muita emoção” o comunicado de que o papa tinha aceitado seu pedido de renúncia e nomeado do Mário da Silva como novo arcebispo. “Nós o acolhemos desde esses primeiros minutos como o nosso arcebispo”, disse dom Milton, destacando que segue como administrador apostólico até a posse de dom Mário.

Dom Milton dos Santos nasceu em 23 de setembro de 1946, em Campos do Jordão (SP). Foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1974, em Pindamonhangaba (SP), pela congregação dos Salesianos de dom Bosco. No ano 2000, foi nomeado bispo da diocese de Corumbá (MS) e recebeu a ordenação episcopal no mesmo ano. Seu lema é “Deus é amor e misericórdia”. Em 2003, foi nomeado bispo coadjutor da arquidiocese de Cuiabá e, em 2004, assumiu como arcebispo desta igreja particular. Segundo a CNBB, ele foi o último arcebispo a receber das mãos do então papa João Paulo II o pálio sagrado, em Roma, no dia 29 de junho de 2004.

Confira também: