O Arcebispo de Morélia, Dom Alberto Suárez Inda, afirmou que para combater a delinqüência que açoita o país, faz falta que a sociedade e o governo a enfrentem de maneira conjunta.

“Não podemos pensar que o governo pode fazer mágica para solucionar os problemas”, indicou e afirmou que “desde o seio da família se podem realizar ações antecipadas, já que é nele onde se semeia a semente da paz e do respeito à vida, e é donde se devem prevenir os atos de violência que se vivem na sociedade”.

Para o Arcebispo é “muito triste a situação que se vive no estado, pelas execuções e o crime organizado, mas o que mais preocupa é que os responsáveis da ordem sofram a violência e o atropelo por parte de grupos criminosos”.

“Neste sentido as autoridades devem fazer um combate aberto e frontal ao crime organizado, que é poderoso e se fortaleceu nos últimos anos e que coloca em perigo a vida das comunidades”, acrescentou.

“Se for necessário que neste combate os elementos exponham sua vida, tem que ser feito, já que embora seja uma situação dolorosa, é um mal necessário”, precisou e indicou que “o que está acontecendo no país, não o desejaria para nenhum lugar do mundo, por isso é necessário reforçar a cultura do respeito e da educação a favor da vida, em apóio à paz e dos direitos comuns, todos temos uma tarefa enorme”.

“México ainda tem a possibilidade de sair adiante, já que não  pode ficar condenado a viver nestas condições de violência. Os governos têm a vontade, só é preciso fechar filas, mas sobre tudo é preciso uma mudança de mentalidade e cultura”, finalizou.