Padre Nelson Koch, de 54 anos, foi preso na quinta-feira, 17 de fevereiro, em Sinop (MT), acusado de estupro, estupro de vulnerável e importunação sexual. Segundo a Polícia Civil, constam no inquérito duas supostas vítimas menores de idade. A diocese de Sinop informou que o próprio sacerdote pediu afastamento após a denúncia e que “imediatamente” foram tomadas medidas para investigar o caso.

A Polícia Civil do Mato Grosso cumpriu o mandato de prisão preventiva no dia 17 de fevereiro. Segundo investigadores, a mãe de um dos adolescentes procurou o plantão da Polícia Civil para fazer a denúncia. Ela afirmou que seu filho de 15 anos trabalhava desde o ano passado na paróquia São Cristóvão, onde o sacerdote atuava. O menino teria sofrido os abusos quando tinha 7, 13 e 15 anos.

Outro adolescente de 17 anos também afirmou à polícia que teria sofrido abusos por parte de padre Kock nos últimos três anos.

A diocese de Sinop informou que o bispo dom Canísio Klauss recebeu a denúncia no dia 14 de fevereiro e “convocou imediatamente os seus assessores jurídicos e canônicos” para adotar os devidos procedimentos. Além disso, foi nomeada “uma comissão para conduzir o procedimento administrativo instaurado na Mitra Diocesana”.

Dom Klauss também chamou padre Kock para, “em particular”, lhe apresentar a denúncia. “O padre tendo conhecimento da denúncia, muito triste, disse não ter interesse em constranger a Igreja e o bispo, por isso de imediato pediu o afastamento do cargo e dos seus ofícios na paróquia, e colocou-se à disposição para ser ouvido e ter tempo necessário para sua defesa”, afirmou a diocese por meio de nota.

Padre Nelson Kock foi afastado de suas funções e novos sacerdotes já foram nomeados para assumir a administração e direção de atividades espirituais, pastorais e sociais da paróquia São Cristóvão.

Segundo a diocese, o padre recebeu “acolhida, solidariedade e apoio para estar à disposição dos encaminhamentos necessários do fato”. Além disso, afirmou que “aos envolvidos no fato”, foi oferecido “a solidariedade, o auxílio espiritual e psicológico”.

Padre já foi candidato a prefeito e vice

Padre Nelson Koch já foi candidato a prefeito de Sorriso (MT), em 2004, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Com 9,88% dos votos válidos, não foi eleito. Em 2008, o sacerdote tentou novamente emplacar uma candidatura no município, desta vez como vice-prefeito na chapa de Chicão Bedin (PMDB, atual MDB).

Segundo matéria de 2008 do site ‘Só Notícias’, na época, o então bispo de Sinop, dom Gentil Delazari, proibiu a candidatura e, por meio de carta, lembrou o Código de Direito Canônico não permite que padres e bispos sejam candidatos a cargos eletivos.

“É a lei da Igreja e devemos cumpri-la. Se ele não atender meu pedido será suspenso da ordem sem tempo determinado, ficando impedido de celebrar e desempenhar outras atividades sacerdotais, podendo até ser transferido de cidade”, disse o bispo na época ao site.

Confira também: