O bispo de Buea, Camarões, dom Michael Bibi, "suprimiu sem exceção" seis supostas "congregações" que se passavam por institutos de direito diocesano, proibindo-as de funcionar em sua sede episcopal.

Em sua carta pastoral de quarta-feira, 16 de fevereiro, dom Bibi deu um ultimato de seis dias aos membros dos Missionários Filhos de São Pedro, Pequenos Filhos da Eucaristia, Missionários Filhos de Santa Mulumba, Filhas da Sagrada Paixão, Mater Domini e Filhas de Maria Mãe de Jesus Eucaristia.

Falando sobre as seis "congregações", afirmou que "as associações acima mencionadas estão suprimidas sem exceção e não podem mais funcionar na diocese de Buea".

"Os membros dessas associações têm no máximo até 22 de fevereiro para deixar a diocese de Buea", disse o bispo camaronês sobre os membros das "novas 'congregações' que chegaram à diocese". Todos esses membros são da Nigéria.

O bispo disse que “em suas constituições, por exemplo, essas associações se autodenominam Institutos de Vida Apostólica, cujos membros fazem os três votos públicos de obediência, pobreza e castidade. Ironicamente, não há um único documento do meu antecessor no qual ele se dirija a alguma destas entidades com esse título".

O bispo emérito da diocese de Buea, disse ele, "invariavelmente e explicitamente se refere às entidades como associações de fiéis leigos de Cristo com a intenção de se tornar um instituto religioso".

“Não houve nenhum decreto do meu antecessor que elevasse essas associações à categoria de institutos religiosos, nem foi feito um processo com esse fim. Portanto, referir-se a seus membros como religiosos, com etapas de incorporação que começam com o pré-noviciado, o noviciado e a profissão religiosa, era incoerente com seus estados”, disse dom Bibi. “Está muito claro que dom Immanuel Bushu, sob cuja tutela essas associações exerciam seu apostolado, ainda não havia concedido a essas entidades o status de Institutos de Vida Consagrada; não há absolutamente nenhuma maneira de isso ter acontecido sem a devida observância da lei”.

Na carta pastoral de sete páginas de 16 de fevereiro, o bispo de Buea fala que os estatutos das congregações suprimidas são vagos e confusos, assim como o seu processo de recrutamento e formação de candidatos à vida religiosa e ao sacerdócio.

Referindo-se às seis associações, disse que “o estudo dos respectivos arquivos revela que nos seus estatutos há tanta imprecisão e confusão que é impossível dizer o que são essas associações”.

A carta diz também que alguns membros dos Filhos Missionários de São Pedro manifestaram insatisfação com o que chamaram de “fraude de ordenação”, situação que teria ocorrido no momento em que a associação aprovou os diáconos que continuariam “no processo da ordem sacerdotal”.

“Padre Peter Mary Omini Okoi, como superior, enganou o bispo, removendo cinco dos nomes aprovados e substituindo-os por pessoas de quem ele havia arrecadado grandes quantias de dinheiro, que não são membros da associação”, revelou o bispo camaronês.

“Isso fala de fraude, engano e simonia, praticado por algumas dessas associações, situação que meu predecessor pode não ter conhecimento, portanto, sendo atraído como um santo pastor para ordenar pessoas que não conhecia pessoalmente”, acrescentou dom Bibi. "Esta poderia ser a razão pela qual alguns membros desses grupos que existiam na Nigéria tiveram que procurar alojamento na diocese de Buea, longe de suas dioceses de origem, onde eram bem conhecidos".

Dom Bibi disse que, embora não houve dúvidas sobre a idoneidade dos candidatos a ser admitidos às ordens sacras, os superiores das associações ficaram encarregados de anunciar as proibições, obter os resultados e apresentar os candidatos aos bispos, o que é contra a lei da Igreja.

“A lei não lhes dá tal autoridade e, portanto, as cartas dimissórias que eles concederam não eram apenas inválidas, mas ilegítimas, e, portanto, segundo o prescrito no cânon 1.383, aqueles que apresentaram para a ordenação e os que foram ordenados estão ipso facto suspensos”, disse.

Dom Bibi disse que sua diocese não tem nenhuma obrigação para com as pessoas que pertencem a essas associações.

No entanto, afirmou que "todos aqueles que foram ordenados nas sagradas ordens nessas associações, e que desejam ser incardinados na diocese de Buea, devem apresentar uma carta de intenção para o efeito, até a terça-feira, 22 de março de 2022, na mitra diocesana de Buea”.

Aqueles que desejam aderir a outras dioceses "podem ser recomendados se forem considerados dignos", disse ele, e depois aconselhou aqueles que foram "incorporados pelo rito de profissão dos conselhos evangélicos, por votos públicos... a transferir-se para qualquer outro instituto canônico ou sociedade da sua escolha, dentro ou fora da diocese, de acordo com a norma da lei".

"A diocese de Buea aprecia profundamente a missão das pessoas consagradas, que se comprometem na castidade, pobreza e obediência, e deseja vê-la florescer entre nós", concluiu dom Bibi.

O bispo também destacou a necessidade de "um discernimento adequado para que a presença e ação das pessoas consagradas na diocese sejam verdadeiramente oportunidade para a santificação do povo de Deus".

Confira também:

Mais em