O papa Francisco, por meio do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, enviou uma contribuição de 50 mil euros à Caritas Vilnius, da Lituânia, para apoiar as ações em benefício dos migrantes na fronteira leste do país.

Em colaboração com a Nunciatura Apostólica na Lituânia, a verba será utilizada para assistência e compra de medicamentos, alimentos e agasalhos.

No início de fevereiro, o governo lituano repatriou quase 300 migrantes que chegaram ilegalmente ao país através da Bielorrússia.

Segundo as autoridades do país, a maioria deles vêm do Iraquiana e tenta chegar à Europa através de países como Polônia, Lituânia e Letônia.

No verão de 2021, mais de 4 mil pessoas cruzaram a fronteira ilegalmente e pediram asilo ao governo lituano. Isso fez com que Vilnius, a capital da Lituânia, reforçasse sua fronteira construindo uma cerca de centenas de quilômetros.

Cerca de 3,1 mil pessoas vivem atualmente em diferentes centros de acolhimento de migrantes na Lituânia e cerca de mil foram devolvidas aos seus países.

Confira também: