Em uma mensagem à 55º Assembléia Geral da Conferência Episcopal Italiana reunida em Assis, o Papa Bento XVI destacou a necessidade e urgência de "incrementar a pastoral vocacional e definir cada vez melhor a proposta formativa" dos candidatos ao sacerdócio, frente a diminuição do clero e o aumento da idade média dos sacerdotes.
 Ao compartilhar com os bispos italianos esta preocupação, o Santo Padre assinalou que é "necessário e urgente aumentar a pastoral vocacional e definir cada vez melhor a proposta formativa, de maneira que se garanta uma preparação humana, intelectual e espiritual que esteja à altura dos novos desafios que o ministério sacerdotal está chamado a enfrentar", informa a Rádio Vaticano.
A Assembléia do Episcopado italiano, enfrenta dois temas de "grande relevância", disse o Santo Padre: A formação dos futuros presbíteros e a presença da Igreja no mundo da saúde.
Ao aprofundar sobre o primeiro, Bento XVI enfatizou que a "Igreja hoje tem necessidade de sacerdotes que sejam plenamente conscientes do dom da graça que recebem com a ordenação presbiteral e com a missão a eles confiada em um tempo de rápidas e profundas mudanças".
E para que as comunidades cresçam harmoniosamente na verdade e na caridade, "é indispensável que os sacerdotes obrem em nome de Cristo e que vivam em íntima comunhão com Ele".
O Pontífice explicou que o seminário deve ser o contexto onde amadureça esta "busca de uma relação pessoal com Cristo" e deve ser "tempo na vida de um discípulo de Jesus para uma formação que tem diversas dimensões que convergem na unidade da pessoa". É também importante que "esta ação formativa tenha lugar em um contexto comunitário, para ser um reflexo daquela comunhão de vida que Jesus tinha com seus discípulos".