Depois da oração do Ângelus neste domingo, 13 de fevereiro, o papa Francisco confiou à Virgem Maria “todos os esforços pela paz” na Ucrânia.

Desde que começaram as tensões entre a Ucrânia e a Rússia, Francisco tem defendido a paz e manifestado sua oposição a uma possível guerra.

Neste domingo, o papa voltou a fazer um chamado pela paz e pediu aos fiéis que rezem em silêncio: “Estimados irmãos e irmãs! As notícias que chegam da Ucrânia são muito preocupantes. Confio à intercessão da Virgem Maria e à consciência dos líderes políticos todos os esforços em prol da paz. Rezemos em silêncio”, pediu o papa Francisco diante dos fiéis na Praça de São Pedro.

O perigo de uma possível invasão da Ucrânia pela Rússia continua aumentando a tensão internacional.

A Rússia exigiu da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar dos países ocidentais liderada pelos EUA, que a aliança não aceite a entrada de nenhuma ex-república soviética, como é a Ucrânia.

Há 130 mil soldados russos estacionados perto da fronteira entre Rússia e Ucrânia, e a Rússia ameaça invadir.

Apesar dos esforços diplomáticos entre o Ocidente e a Rússia, a situação na Ucrânia continua piorando. Na sexta-feira, 11 de fevereiro, o presidente dos EUA, Joe Biden, ameaçou a Rússia com "repercussões severas e rápidas" se ela atacar a Ucrânia.

Já no dia 26 de janeiro, o papa Francisco havia convidado a rezar um Pai Nosso pela paz na Ucrânia por ocasião do Dia de Oração pela Paz convocado para 26 de janeiro e rezou para que "as orações e súplicas, que hoje se elevam ao Céu, toquem as mentes e os corações dos responsáveis na terra, para que façam prevalecer o diálogo, e o bem de todos seja colocado acima dos interesses de parte" e exortou: "Por favor, nunca mais a guerra!".

“Rezemos pela paz com o Pai Nosso:  a oração dos filhos que se dirigem ao mesmo Pai, é a oração que nos faz irmãos, é a oração dos irmãos que imploram reconciliação e concórdia”, concluiu o papa na ocasião.

No domingo, 6 de fevereiro, o papa foi entrevistado ao vivo no programa italiano Che Tempo Che Fa (Como está o tempo), onde mais uma vez expressou sua preocupação com a situação na Ucrânia e defendeu que a guerra é um "absurdo".

“A guerra é um absurdo que vai contra a criação, já que a guerra é sempre sinônimo de destruição”, alertou o papa.

Confira também: