O Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCSB), Dom William Skylstad, explicou que três estudos realizados neste país demonstram um "bom estado de ânimo dos sacerdotes" apesar de ter enfrentado os escândalos suscitados a partir da "publicidade negativa" contra a Igreja e os julgamentos que enfrentaram alguns sacerdotes por inconduta sexual.
O Prelado acrescentou que esta foi uma "época dolorosa para a imensa maioria dos sacerdotes que não fizeram nada para merecer a dor", do julgamento que levam alguns de seus irmãos, e ressaltou que os bispos estão "obrigados pela lei e a consciência a responder e tomar medidas necessárias onde se permitiram ou estabelecido os abusos", confiando em que se "presume a inocência dos sacerdotes até que os fatos do caso indiquem outra coisa".
Do mesmo modo, Dom. Skylstad, assinalou que os bispos devem melhorar suas relações com seus fiéis, já que o estudo realizado entre os sacerdotes, mostrou que apenas 27 por cento destes acredita que seria tratado justamente em caso de ser acusado diante das autoridades.