O padre Simone Renna é o novo subsecretário da Congregação para o Clero.

Simone Renna nasceu em Lecce em 10 de julho de 1974; foi ordenado sacerdote para a arquidiocese metropolitana de Lecce em 29 de junho de 2004.

Formou-se em Direito pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão e fez doutorado em Direito Canônico pela Universidade Pontifícia Lateranense.

Ocupou vários cargos na diocese, como pároco, diretor da pastoral juvenil e universitária, juiz do Tribunal Eclesiástico e chanceler.

Desde 1º de outubro de 2019, é oficial na Congregação para o Clero.

A Congregação para o Clero

A Congregação é responsável por reunir, sugerir e promover iniciativas de santidade e atualização intelectual e pastoral de padres diocesanos e diáconos e de sua formação permanente; exerce vigilância sobre os capítulos catedralícios, os conselhos pastorais, os conselhos presbiterais, os párocos, todos os clérigos que exercem o ministério pastoral, etc., as ofertas das Missas, as pias fundações, pias doações, oratórios, igrejas, santuários, arquivos eclesiásticos e bibliotecas; promove uma distribuição mais adequada do clero no mundo.

Desenvolve um "Ofício Catequético", cuida da promoção da formação religiosa dos fiéis e publica as normas adequadas para que o ensino da catequese seja ministrado de maneira conveniente.

Cuida para que a formação catequética seja feita de maneira correta; concede a necessária aprovação da Santa Sé para os catecismos e diretórios emitidos pelas conferências episcopais; assiste os serviços catequéticos e acompanha as iniciativas concernentes à formação religiosa de carácter internacional, coordena as atividades e oferece a ajuda necessária.

Desempenha também um "Ofício Administrativo", é competente em matéria de conservação e administração dos bens temporais da Igreja: bens imóveis, taxas, tributos, também lhe compete tudo aquilo que se refere à remuneração justa, a previdência por invalidez ou envelhecimento, a assistência sanitária do clero, etc.

Confira também: