Um dos seis acusados ​​de atirar no bispo eleito de Rumbek, Sudão do Sul, padre Christian Carlassare, em abril de 2021, confessou sua culpa durante o julgamento que está ocorrendo em um tribunal na capital, Juba.

“Apenas uma pessoa confessou que foi um dos que atiraram no bispo”, disse o juiz Alexander Sebur Subek aos jornalistas em 3 de fevereiro, segundo a Catholic Radio Network CRN, rede de rádio da EWTN, grupo a que pertence ACI Digital.

O magistrado identificou o acusado apenas como Sebit, para fins legais é o “acusado número cinco”.

A sessão de 3 de fevereiro foi uma audiência preliminar na qual "os suspeitos são interrogados se são culpados ou não para passar depois para os vereditos".

A audiência seguinte, indicaram os meios locais, estava marcada para esta segunda-feira, 7 de fevereiro.

Segundo a CRN, Malith Jok Thiang, advogado de defesa dos acusados, incluindo o padre John Mathiang, que é coordenador diocesano da diocese de Rumbek desde dezembro de 2013, disse que “precisamos que a justiça prevaleça. O caso deve ser acelerado e os réus devem ter um julgamento livre e justo”.

Inicialmente, 12 pessoas foram presas em abril de 2021 pelo ataque ao bispo eleito da diocese de Rumbek, o padre italiano Christian Carlassare.

Na noite de 25 de abril, desconhecidos balearam padre Carlassare, que estava em seu quarto no prédio onde moram os sacerdotes da catedral da Sagrada Família da diocese de Rumbek.

Carlassare, missionário comboniano italiano de 43 anos, foi baleado nas pernas e levado para um centro de saúde em Rumbek para atendimento imediato. Em seguida, foi transferido para Nairóbi, capital do Quênia, para tratamento especializado.

Antes de partir para o hospital no Quênia, padre Carlassare exortou os fiéis a perdoar os autores do ataque e pediu orações pela diocese.

“Rezem por mim e rezemos todos pela diocese de Rumbek para que Deus tenha misericórdia de nós”, pediu. “Devemos também perdoar aqueles que cometeram esse tipo de ação”, acrescentou.

O bispo eleito encorajou a estar “unidos na oração” e na confiança no Senhor e agradeceu “aos médicos, sacerdotes e povo da Igreja por estarem comigo durante este momento de sofrimento”.

Carlassare assegurou aos missionários combonianos que estava bem e pediu que rezem “especialmente pelo povo de Rumbek que está sofrendo”.

O papa Francisco nomeou o padre Carlassare bispo de Rumbek em 8 de março de 2021. Por causa do ataque, sua consagração episcopal foi adiada e ainda não tem data.

Confira também: