A Conferência Episcopal Argentina (CEA), publicou a Carta Pastoral "Uma luz para reconstruir a nação", em que explica a essência da Doutrina Social da Igreja (DSI) e sua aplicação na realidade argentina.

O documento foi apresentado pelo saliente Presidente da CEA, Dom Carmelo Giaquinta, no marco da 90º Assembléia Plenária do Episcopado. O Prelado assinalou que o objetivo é procurar "que o leitor o aplique a uma situação concreta".

O documento explica que "os grandes capítulos do edifício da DSI" são a família, o trabalho humano, a vida econômica, a comunidade política, a comunidade internacional e a salvaguarda do meio ambiente.

Do mesmo modo, para o Prelado existem "cinco princípios básicos" que "sustentam todo o edifício": o bem comum, o destino universal dos bens, a subsidiariedade, a participação e a solidariedade, os quais, por sua vez, têm como grande base "a dignidade da pessoa humana".

"O Evangelho ou anúncio de salvação que Jesus Cristo encomendou a sua Igreja tem que iluminar todo o mistério e o afazer do homem sobre a terra", acrescentou.

Finalmente, Dom. Giaquinta pediu não esquecer "a organicidade dos princípios e valores da DSI". Explicou que estes "podem iluminar a situação do país" e ajudar a "voltarmos a ser cada dia mais cidadãos participativos na busca do bem comum da nação".

Para acessar na íntegra: http://www.prensa-cea.com.ar/documento_una_luz_para_reconstruir.htm