Hoje, 3 de fevereiro, Francisco recebeu os dirigentes e funcionários de Segurança Pública do Vaticano. Durante o encontro, o papa Francisco manifestouo sua admiração e carinho e agradeceu pelo trabalho que realizam dentro do Vaticano, especialmente durante esses meses “marcados pela pandemia”.

“Souberam adaptar o seu trabalho, combinando as normas sanitárias e a ordem pública com as necessidades dos peregrinos”, disse o papa.

Francisco lhes explicou que o seu trabalho é "considerável e delicado" e que facilita atos espirituais e religiosos, assim como as visitas dos turistas à praça de São Pedro.

“Agradeço também que sua presença seja discreta e ao mesmo tempo eficaz e seja ainda mais frutífera por sua colaboração com a Gendarmaria vaticana. Gostaria de encorajá-los, para que seu serviço, às vezes árduo, seja sempre sustentado por sua motivação fundamental: cuidar das pessoas, proteger sua dignidade e a segurança de cada um.”, afirmou o papa.

Francisco referiu-se à Festa da Apresentação do Senhor no Templo, celebrada na última terça-feira, 2 de fevereiro, e explicou que "o Evangelho relata o encontro de Maria e José, jovens recém-casados, com dois idosos, Simeão e Ana. Diferentes gerações e histórias se encontram, e no centro está Jesus. Faz pensar que vocês, que com seu trabalho, permitem a realização de muitos encontros aqui onde o Senhor está no centro”.

Além disso, o papa Francisco afirmou que seu trabalho é uma tarefa "preciosa", pois devem sempre colocar a pessoa no centro, "como Deus nos trata", e depois lembrou de todos aqueles que "deram a vida no serviço, também durante a pandemia”.

Por fim, o papa comunicou aos presentes a sua vontade de cumprimentar cada um de pé, embora a dor no joelho às vezes o impeça. "Peço-lhes que não se ofendam se em algum momento eu tiver que me despedir de vocês sentado", concluiu o papa.

Confira também: