Com uma Eucaristia presidida pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Alfonso López Trujillo, concluiu ontem em Lima o II Congresso Internacional Pro-vida. antes da cerimônia, representantes de 21 países assinaram a Declaração de Lima, em que exortaram aos diferentes governos a contemplar uma agenda social de desenvolvimento que inclua o respeito irrestrito à vida humana e à família.

No documento divulgado pelos organizadores do evento, os assinantes recordaram que “o direito à vida é o primeiro direito humano que deve ser respeitado e protegido desde o momento da fecundação até a morte natural, tal como o reconhece a Convenção Americana sobre Direitos humanos”.

“Se o direito à vida é respeitado, todos os outros direitos de caráter social, econômico e político serão respeitados. A primeira responsabilidade dos governantes é defender incondicionalmente a vida de cada ser humano e reconhecer que a família que se fundamenta no matrimônio de varão e mulher, é o espaço natural para que nasça e se eduque todo ser humano”, adiciona o documento.

Os participantes do evento também se comprometeram a eliminar toda prática abortiva, eugênica, eutanásica ou mutilante, que manipule a vida humana. Recordaram que os pais serão sempre os responsáveis pela educação dos filhos, sendo a função do Estado nessa matéria unicamente subsidiária.

Jovens e vida

Por sua parte, os participantes no I Simpósio Juvenil Pro-vida se comprometeram a viver o amor autêntico, procurando sempre o bem da pessoa amada e não satisfazendo-se a costa dela.

“Estamos em uma etapa de formação e de desenvolvimento pessoal em que precisamos aprender a exercer o domínio sobre nós mesmos e dessa maneira viver em plenitude nossa juventude e não nos comportar como se estivéssemos casados sem está-lo. Conceber um filho é uma grande responsabilidade e um ato de amor generoso", manifestaram.

Umas cinco mil pessoas de diversas partes do mundo participaram do II Congresso Internacional Pro-vida e do I Simpósio Juvenil Pro-vida. No ato de clausura de ambos os eventos se escolheu o México como a sede do III Congresso Pro-vida, a realizar-se em novembro de 2007.