O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, recordou que está comprovado que o preservativo não é eficaz na prevenção do AIDS e que os métodos que protegem absolutamente contra esta enfermidade são a abstinência e a fidelidade.

Em declarações à imprensa, o Prelado advertiu que “quanto mais se difunde o preservativo mais se estende o número de infectados”. Acrescentou que este método não é seguro porque “o tamanho dos elementos transmissores é muito inferior ao dos poros do látex”.

Do mesmo modo, indicou que sua promoção e conseqüente propagação “cria aumento de ações desonestas”, porque “confiando em que não farão efeitos, promove-se mais a promiscuidade”.

Dom Sáenz Lacalle explicou que as razões da Igreja são “racionais, técnicas, científicas e estatísticas”, além daquelas referidas “ao amor humano e como deve desenvolver-se, entanto que podem haver muitas anomalias e deformações na sexualidade”.

Disse que o Episcopado seguiu com atenção o III Foro Latino-americano e do Caribe sobre o HIV/AIDS, o IV Foro do Congresso Centro-americano (CONVASIDA 2005) e o IV Encontro Centro-americano de Pessoas Vivendo com o HIV/AIDS, todos realizados na capital salvadorenha.