O Arcebispo da Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, chamou os políticos a não brincar com a vida do país e procurar "as respostas claras e urgentes" que o povo reclama.

"Brincam com a vida do país quando se arquivam as exigências do bem comum ou quando se esgrimem supostas argumentações legais, ignorando a dignidade e as exigências do mesmo povo", assinalou o Cardeal durante a inauguração da 81º Assembléia da Conferência Episcopal Boliviana (CEB). Também pediu apoiar as eleições de 18 de dezembro.

Para o Arcebispo de Santa Cruz, é "incompreensível que frente a feitos reais de dor e angústia de uma imensa maioria de nosso povo, não se busquem as respostas claras e urgentes que hoje se necessitam".

Do mesmo modo, lamentou os conflitos regionais desatados pela indecisão do Congresso em aplicar a sentença do Tribunal Constitucional que ordena redistribuir o número de bancos para cada região, de acordo ao censo de 2001.

Esta decisão desatou conflitos entre os deputados de La Paz, Oruro e Potosí, com os representantes da Santa Cruz e Cochabamba. Logo depois de dois meses de debates improdutivos, o Comitê Eleitoral suspendeu as eleições programadas, em princípio, para 4 de dezembro.

Diante disso, o Presidente Eduardo Rodríguez ditou um decreto supremo que estabeleceu o número de bancos para cada região. Entretanto, esta saída foi impugnada por dois congressistas, perigando novamente a realização das eleições.

"Destrói-se o ser de um povo quando exacerbam sentimentos de grupos ou regiões que fomentam os egoísmos de uns ou as nostalgias de outros", advertiu o Cardeal. Disse deste modo que a Bolívia precisa acolher "a diversidade de nossas identidades e contribuir um reconhecimento social aos diferentes grupos e comunidades".

Sobre as eleições, assinalou que estas reclamam "consciências lúcidas e fortes compromissos de sacrifício e entrega".