Ao receber os membros da delegação do Centro Simon Wiesenthal dos Estados Unidos, o Papa Bento XVI manifestou esperar que neste século se possa superar a rede de conflitos e violência que afeta o mundo.

"Expresso a esperança, compartilhada pelos homens e mulheres de boa vontade em todo mundo, de que este século veja nosso mundo sair da rede de conflitos e violência, e semeie as sementes para um futuro de reconciliação, justiça e paz", indicou o Papa.

Do mesmo modo, considerou que cristãos e judeus "podem fazer muito para que as próximas gerações vivam em harmonia e no respeito da dignidade que o Criador outorgou a todos os seres humanos".

Depois de recordar que este ano se comemora o 40º aniversário da declaração conciliar "Nostra aetate", que "formulou os princípios que guiaram os esforços da igreja por promover uma melhor compreensão entre judeus e católicos", o Papa considerou que "depois de uma história difícil e dolorosa, as relações entre nossas duas comunidades estão tomando uma direção nova, mais positiva".

"Temos que prosseguir avançando –continuou– pelo caminho do respeito e o diálogo mútuos, inspirados por nosso patrimônio espiritual compartilhado, comprometidos a uma cooperação cada vez mais eficaz ao serviço da família humana".